Com visita guiada por casas sustentáveis, participante vai aprender a fazer casa de barro e de outras técnicas ecológicas
A Oficina de Bioconstrução, na Ecovila Clareando, em Piracaia (a apenas 90 Km de São Paulo), nos dias 12 e 13 de novembro, é uma experiência para quem quer fazer um detox da cidade e conectar-se à Natureza. Os participantes vão aprender as principais técnicas (pau a pique, adobe, superadobe, cordwood, tadelakt e bambu) que não agridem o meio ambiente de uma maneira bem bacana: em uma visita guiada pelas casas da Ecovila. “Vamos ver na prática como é possível morar em casas sustentáveis”, afirma o oficineiro e bioconstrutor Angelo Negri, que construiu sua própria casa em dez meses. O projeto da sua casa na Ecovila ganhou o prêmio Planeta Casa de melhor projeto arquitetônico. Os participantes vão aprender a erguer uma parede de pau a pique (ou taipa de mão) do zero. A parte mais gostosa é quando os participantes, juntos, amassam o barro para fazer a massa. “Ao pisar descalço no barro há uma reconexão com a terra”, afirma Negri.
Embora use técnicas ancestrais, a bioconstrução é apontada por especialistas em sustentabilidade como a “arquitetura do futuro”. Além da não agressão ao meio ambiente, uma das grandes vantagens das técnicas de bioconstrução é o conforto térmico. Nos dias de calor, o interior fica sempre fresco. E nos dias frios, fica quentinho, evitando o uso de ar condicionado ou aquecedores.
Os participantes das oficinas vão se alimentar com ingredientes colhidos na horta comunitária orgânica (sempre que possível, claro). A hospedagem será na casa dos próprios moradores. As casas oferecem água mineral da nascente na torneira, chuveiro aquecido por energia solar, tratamento de esgoto natural. O valor de cada oficina, que começa às 9h de sábado e termina às 15h de domingo, é de R$ 280 e já inclui hospedagem e alimentação. As inscrições podem ser feitas pelo email: projetocasaclara@gmail.com
SOBRE A ECOVILA CLAREANDO
A Ecovila Clareando reúne pessoas com um mesmo objetivo: viver em harmonia com a natureza, utilizando os recursos naturais de forma sustentável. Com 23 hectares, sendo dois de mata nativa, cinco nascentes recuperadas, ela está a apenas 90 Km de São Paulo.

SERVIÇO
Oficina de Bioconstrução:
Quando: 12 e 13 de novembro
Investimento: R$ 280 por pessoa
Inscrições: projetocasaclara@gmail.com

Se você busca um projeto baseado em bioarquitetura e realizado profissionalmente com toda a atenção nos detalhes, dá só uma olhada no trabalho realizado pela Baixo Impacto!